Norça! Comer urtigas?

Ando nisto há várias primaveras: lá para finais de março penso que tenho de estar atenta ao crescimento das urtigas, para as apanhar na melhor altura, mas há sempre qualquer coisa que acontece: um pico de trabalho, semanas de chuva, uma pitada de distração e num instante, quando dou por isso já as urtigas espigaram, passando da época para serem colhidas.
Até semana passada. Com cesto, luvas e uma tesoura de podar fui para o campo, ou antes para os limites do meu terreno, onde tenho a certeza que as ervas não são atingidas por pulverizações daninhas.

Enquanto vou colhendo folhas e rebentos mais tenros pergunto-me quando é que esta planta deixou de ser consumida de forma regular. Afinal tem vastas propriedade terapêuticas, é rica em vitaminas, ferro e magnésio, em tempos foi mesma usada em têxteis. Além disso pode ser usada em inúmeras receitas culinárias, de sopas a bolos. No meu caso, e porque tinha ouvido dizer maravilhas, optei por fazer um esparregado.

Claro que dá mais trabalho do que usar espinafres. É precisar usar luvas enquanto se separam as folhas dos talhos, que têm demasiada fibra. Mas depois de 1 ou 2 minutos a ferver em água, as urtigas perdem o seu poder urticante podendo, a partir daí, ser usadas para vários fins. Acham que é uma excentricidade? Então vejam estas receitas: de pesto a piza, de quiche a lasanhas, tudo se pode fazer com urtigas.

Se as urtigas terão desaparecido dos hábitos culinários de Trás-os-Montes (apesar de constarem em livros de receitas da região), o mesmo não se poderá dizer da norça. Esta planta trepadeira continua a fazer parte das refeições dos meus vizinhos, que a consomem em ovos mexidos depois de salteados num pouco de azeite e alho. Têm de ser apenas os rebentos mais tenros, dizem-me eles, e não deve ser consumida em excesso. Colhi-os no mesmo recanto sombrio e experimentei fazer uma omelete.


Acompanhada de uma salada de meruge é que sabia bem… mas isso fica para outra colheita.

Comentar

