Uma laranja por dia…

Uma só? Impossível. Cá em casa gastamos uma laranjeira por semana. Entre o início do dia, almoço e jantar, mais as que se vão cortando durante o dia, somos quatro ávidos consumidores de vitamina C em gomos.
Em gomos, sim; apenas de vez em quando optamos pela versão líquida.

E, se no verão, nos deliciamos com pêssegos sumarentos, melões e melancias, doces ameixas, morangos pequeninos cheios de sabor, no inverno não há remédio: bem pode a fruteira estar a abarrotar de maçãs, peras e bananas que logo vem alguém dizer que não há fruta.
Para verem que não exagero: na passada sexta trouxe da feira cerca de 5 kgs de laranjas pequeninas… na mesma manhã passei pelo supermercado e trouxe mais 3 kgs, por achar que as que tinha comprado talvez não fossem suficientes. A realidade é que, ontem, segunda-feira, restavam 5 laranjinhas na fruteira e lá tive de voltar às compras.

Bem, diga-se que não foram todas comidas. Cerca de metade foram usadas na compota que faço sempre nesta altura, ou antes, desde que a minha amiga V. me ofereceu um frasco de doce que veio acompanhada com a receita. Dá um bocado de trabalho, principalmente a parte de descascar e cortar a casca de tiras fininhas, mas o resultado vale bem a pena.

Descascar as laranjas retirando apenas o vidrado da casca numa película fina. Cortar em tiras estreitas. Ferver as tiras em água abundante durante 10 minutos e escorrer. Repetir o processo.
Retirar toda a parte branca das laranjas e cortar em pedaços, retirando os caroços. Pesar as laranjas cortadas juntamente com as tiras que ferveram e juntar metade desse peso em açúcar.
Levar a lume médio, até a laranja se desfazer e o doce ficar em ponto de estrada. Neste processo, ir retirando os caroços que ficaram e a espuma branqueada que se vai formando.

Comer com moderação… se for capaz.

2 thoughts on “Uma laranja por dia…

  1. Pingback: Laranja: desperdício zero | Gastar metade Viver o dobro

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s