Frescos e tããão bons

Diria que está oficialmente aberta a época dos gelados, se a época não fosse o ano todo. Mas é agora que mais apetecessem e nesta altura as sobremesas passam mais pelo frigorífico do que pelo forno.
Aqui há muito que nos rendemos aos gelados caseiros. Às vezes, pela pressa ou necessidade de desenrascar, ainda cedo à tentação de comprar um gelado no supermercado mas, na maior parte das vezes, basta-me dar uma olhada à lista de ingredientes (aromas, corantes, conservantes, espessantes) para repor a embalagem no lugar.

Porque para fazer um gelado bastam laticínios (leite, natas ou iogurte), ovos às vezes, açúcar e o ingrediente que vai sabor, seja fruta, chocolate ou até algo mais inesperado.
Um sorvete é ainda mais simples: fruta, água e açúcar, por esta ordem. Estão a imaginar sorvetes de laranja ou limão, com muitos cristais de gelo a derreter num ápice? Imaginem antes a textura cremosa de um sorvete de figo. É maravilhoso, acreditem.

Tal como o sorvete de ameixa Rainha Cláudia, tão fácil de fazer.

Bastam 450 gr de ameixas (depois de retirada a pele e os caroços), 150 gr de açúcar, 170 ml de água.
Juntam-se todos os ingredientes e leva-se ao lume até as ameixas estarem macias. Deixa-se arrefecer um pouco e tritura-se. Depois deixa-se arrefecer até ficar bem frio. A partir daí há duas alternativas: colocar na máquina de gelados, seguindo as instruções. Ou colocar no congelador, mexendo com um garfo, de hora em hora, para evitar a formação de cristais de gelo, e até o sorvete ficar com uma aparência cremosa

Pela facilidade e pelo resultado, para mim a máquina de gelados é quase essencial, a que dou um uso mais frequente do que outras que dispensei.

Já o gelado de gengibre não precisa da máquina e vale mesmo a pena experimentar.

Leve ao lume uma chávena e meia de açúcar, ¾ de chávena de sumo de limão, raspa de 1 limão e ½ chávena de gengibre cristalizado (picado em bocadinhos). Mexa até o açúcar estar dissolvido e deixe ferver durante 5 minutos. Retire do lume.
Entretanto, bata 4 claras de ovos em castelo. Devagar, vá juntando a calda de açúcar e gengibre, batendo durante 10 minutos. Com cuidado, acrescente uma chávena de natas e ½ chávena de iogurte grego. Coloque no frigorífico durante cerca de seis horas (não é preciso mexer).

Para um clássico, como o gelado de chocolate, o método é este:

250 ml de leite (gordo, de preferência)
100 gr de açúcar
1 ovo
400 ml de natas (2 embalagens pequenas)
80 gr de cacau

Numa caçarola, junte o ovo (inteiro) batido, leite e açúcar. Leve ao lume, mexendo sempre, até a mistura engrossar ligeiramente. Fora do lume acrescente o cacau. Quando tiver arrefecido junte as natas. Coloque na máquina de gelados.O mesmo método e receita pode ser usado para fazer gelado de coco (outro dos nossos favoritos), substituindo o cacau por 40 gr de coco ralado.

E que tal um gelado de curgete, para surpreender a família e amigos com um sabor fora do comum?

O que é preciso: 200 ml de leite gordo, 350 ml de natas, 100 gr de açúcar, 1 colher de chá de canela, uma pitada de sal, 200 gr de curgete ralada grosseiramente.
Leva-se tudo ao lume, durante uns 10 minutos, até a curgete estar ligeiramente cozida. Retira-se do lume e passa-se a varinha mágica. Deixa-se arrefecer e coloca-se na máquina de gelados.
Antes de revelar o ingrediente secreto, disseram-me que sabia a bolachas de canela, por isso o risco não é muito grande. Experimentem.

E, já agora, se a vossa horta for tão generosa em curgetes como a minha, experimentem transformá-las em coisas doces. Há mais ideias aqui.

Advertisements

2 thoughts on “Frescos e tããão bons

  1. Pingback: Gengibre, doce gengibre | Gastar metade Viver o dobro

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s