Ki… bom

Não fosse eu uma deslumbrada, as minhas opiniões seriam de mais confiança. Pois se num dia venho para aqui tecer laudas ao doce de ginjas, no outro apaixono-me irremediavelmente pela compota de limão – com casca e tudo, como na canção -, para logo a trocar pela doçura de barrar no pão feita de ameixas rainha-cláudia trazidas do campo.
Com o calor de junho dispo-me de preconceitos e entrego-me à volúpia açucarada feita com morangos da minha horta, enquanto que o frio do inverno me traz desejos das tirinhas macias de um doce de laranja pecaminoso.

Nestas últimas tardes tenho-me dividido entre dois amores, ambos de travo exótico. Um feito de abóbora e especiarias, outro verde como os campos que vejo pela janela. Sim, que os kiwis são frutos que chegam com as primeiras chuvas de outono, pelo menos os que crescem em Portugal – os que vemos nas prateleira durante o resto do ano normalmente vêm do outro lado do mundo.
Foi numa tarde de outono que uma amiga me trouxe parte da sua colheita, tão abundante que tive de lhe dar algum destino. Quando finalmente provei o resultado, foi paixão à primeira dentada. É que o malandro não é só lindo de morrer como bom, mesmo muito bom.

Porque se tem vindo a avolumar “o cortejo de fãs” (palavras da V.), e como não sou ciumenta, a receita é esta:

1 kg de kiwis maduros
500 gramas de açúcar
1 lima

Depois de descascados, cortam-se os kiwis em pedacinhos. Colocam-se num tacho com açúcar até que este derreta completamente. É então que se junta a raspa, o sumo e a polpa da lima. Deixa-se cozinhar até engrossar. Eu optei passar a varinha mágica, deixando alguns pedaços inteiros. Quando fizer ponto estrada está pronto a guardar.
Se conseguir…

Comentar

