Dar-lhes tampa

Num dos primeiros posts que escrevi neste blog falava dos eletrodomésticos que tinha posto de parte e dos que nunca tive. Ausente de todas as casas onde vivi esteve sempre o micro-ondas; mais por acaso do que por qualquer posição em relação ao dito. Com o tempo, além dos potenciais malefícios para a saúde, descobri que não lhe sentia a falta. Por feitio, hábitos, modo de vida, acabei por encontrar outras soluções.
Acontece, quando vou para a cozinha saltar-me a tampa. Sobretudo quando quero uma refeição rápida, saborosa e saudável. Ou seja, salta-me a tampa com facilidade.

Quando quero legumes salteados apenas com um pouco de azeite, salta-me a tampa para cima da frigideira. Desta forma mantêm a cor e todo o sabor.
Se do dia anterior sobrou arroz, basta salteá-lo com um pouco de manteiga e uma pitada de caril e, voilá!, há um prato renovado na mesa.

Salta-me a tampa quando a ideia é estufar peixe, a que acrescento o que houver no frigorífico: tomate, pimento, ervilhas, alho-francês… Bastando juntar um pouco de água ou um pouco de vinho branco, a refeição é cozinhada no suco dos próprios alimentos. E uns bifes de frango, regados com sumo de laranja? Em dez minutos está feita uma refeição tão apetitosa como saudável.

Obviamente, também me salta a tampa ao pequeno-almoço quando, em vez de ovos mexidos, opto por os escalfar num ninho de espinafres, sem outro líquido senão o que se liberta das folhas.

O melhor é que nem sequer é preciso comprar frigideiras com tampa. Há à venda tampas de todos os diâmetros, que encaixam nos utensílios que já temos em casa. Normalmente, por menos de 5€ fica resolvida a questão.

E assim continuarei a dar tampa ao micro-ondas.

Advertisements

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s