Café?

Se há coisa em que me sinto pouco portuguesa é no hábito de tomar café. Gosto muito de começar o dia, fazer uma pausa a meio da manhã, terminar o almoço com um café, sim, mas não nas doses diminutas do expresso, cimbalino ou bica, e muito menos me submeto ao fascínio do arco-irís das cápsulas com excesso de escolha e de matéria-prima.

Prefiro a bebida em versão longa, demorada, sorvida a poucos, a acompanhar um livro, uma conversa, um pensamento vago, em oposição ao shot de cafeína bebido num trago.
Neste aspeto, a minha visão de paraíso é uma cafetaria nórdica, com velhas mesas e cadeiras de madeira, onde o café é servido em canecas.

Por isso, cá em casa nunca ofereço um cafezinho, antes um café, feito numa cafeteira de vidro, que veio substituir a máquina de filtro que em boa hora partiu, levando consigo outros pequenos eletrodomésticos, cuja falta não sinto.
Basta aquecer a água no fogão a gás, deixar repousar, e em poucos minutos está pronto. Um café maiúsculo, mesmo que fraco para muitos paladares.

E que bom que é embrulhar a chávena com as mãos nos dias frios, saboreá-lo lá fora, a ouvir os pássaros a chamarem a primavera, ou bebê-lo em refresco quando o calor aperta, com cubos de gelo e uma folha de hortelã.
Com momentos assim, quem precisa do George Clooney?

4 thoughts on “Café?

  1. Este texto poderia ter sido escrito por mim 🙂 Não troco o meu café feito na velhinha Moka italiana, servido na minha caneca de sempre, por (quase) nenhum outro. Para a grande maioria das pessoas é um café desenxabido, para mim é um dos meus maiores vícios e prazeres.

  2. Adoro café, não passo sem ele, não por necessidade nem vicio mas pelo gosto e o reconforto que me dá. Ainda esta semana pensei neste assunto, não troco o meu long coffe por nada, um dos momentos do dia que me dá mais prazer é desfrutar do meu café feito ao fogão, para mim uma delicia um momento único, qual máquina expresso qual George Clooney!!! Junto-me ao clube do café de cafeteira.

  3. Olá, navegando por cozinhas desconhecidas, cheguei aqui, primeiro para ver a compota de gengibre, mas não posso deixar de anotar aqui minha paixão pelo café, assim como a sua,um café longo, feito no antigo coador de pano ou na cafeteira italiana, um delícia que não passo sem!

Comentar

