Uma coroa de Natal

Não sei bem porquê, mas foram precisos anos até me aventurar a fazer uma coroa de Natal. É uma época sempre complicada, as compras para as crianças a misturarem-se com aquilo que quero fazer, para oferecer aos adultos. E depois ainda os embrulhos, que gosto de aprimorar, mais o trabalho que se acumula com a urgência de final de ano.

“No próximo ano é que é”… e nunca era, por isto ou por aquilo, até o sábado passado. Fomos, eu e a garota, até ao monte, naqueles momentos a sós que nos sabem tão bem, a planear os dias antes do Natal pelo caminho. Até chegar às encostas sombrias cobertas de musgo, um pouco para o presépio aqui, um pouco para a coroa ali.

Mais acima, enquanto ela se entretinha a patinar sobre um pedaço de gelo espesso, encontrei um arbusto de roseira-brava, com os seus botões, há muito despidos de pétalas, de um vermelho intenso, natalício. Trouxe ainda alguns ramos cobertos de líquenes, porque gostei da cor.

Em casa tinha uma rodilha de palha, guardada há muito para este fim. Não vos vou aqui maçar com os pormenores da elaboração da coroa, porque o que fiz foi seguir os passos da Concha, que tão ilustra o método com todo o detalhe.

Ficou mais tosca, a minha, mas gostei muito do resultado – e o resto da família também…

Pena é que a cadela tenha resolvido entreter-se com a novidade pendurada na parede exterior. Não sobrou nada, nem sequer rodilha que se aproveitasse.

No próximo fim de semana, já tenho planos: apanhar musgo e botões de roseira.

Advertisements

3 thoughts on “Uma coroa de Natal

  1. Minha querida, embora não tenha estado diretamente envolvido nessa tua laboriosa e dedicada tarefa, sofri como tu o drama matinal de ver tudo mastigado pela nossa Ginny. Mas tenho a solução: faz outra coroa, desta vez com bagas venenosas! Olha, trovisco, por exemplo… também é bonito e sempre lhe ensina a não dar cabo do trabalho alheio. No que toca a coroas, fica num instantinho a perceber quem são afinal os reis da casa. Beijos.

  2. Pingback: Flores da época | Gastar metade Viver o dobro

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s