Estradas, cidades, ilhas

Quem me vir por aí a ler (e eu leio em todo o lado, basta ter dois minutos livres) há de pensar releio o mesmo livro vezes sem conta. É que tenho o hábito de encapar as obras que trago da biblioteca, que me emprestam ou que me chegam através do bookcrossing. E para isso reutilizo várias capas, conforme o tamanho e espessura do livro. Sempre com mapas, tão bonitos quanto inspiradores.

Gosto de guardar todos os mapas que encontro, sejam mapas de estradas desatualizados, atlas em desuso ou suplementos que vinham com as revistas que costumávamos assinar. Sei que, mais cedo ou mais tarde, lhes hei de dar uso apropriado. Podem servir para embrulhos, envelopes, etiquetas, marcadores, colagens diversas.

O mais evidente, para quem nos visita, são as capas de argolas para o arquivo que temos no escritório. Não há quem deixe de reparar e de elogiar as capas alinhadas na estante, logo abaixo da prateleira onde guardámos os guias de viagem (feitas ou simplesmente sonhadas). Mal sabem que os mapas foram postos nas lombadas para disfarçar um conjunto de capas desirmanadas em cor, tamanho e estado de conservação. Só quando se retiram da prateleira se nota que os meus dotes de bricolage deixam muito a desejar.

Foi também com um mapa (do planeta, com os fundos marinhos em relevo, em intensos tons de azul) que forrei a capa que o meu filho leva para a escola. Usada durante dois anos pela irmã, riscada e com os cantos gastos, é uma capa bem original, sem ostentar bonecos da moda nem referência a marcas conhecidas. Ele usa-a com muito orgulho, tal como eu me orgulhava da minha capa de liceu, toda forrada com selos das cartas dos pen pals, chegadas do Brasil, de Singapura, de França, num tempo muito anterior à internet e às redes sociais (quem se lembra?).
Sei que até ao fim do ano letivo aquela capa será forrada de novo, talvez com os planetas do sistema solar ou com as ilhas dos Açores. Pequenas magias feitas com uma tesoura e um pouco de fita cola.

One thought on “Estradas, cidades, ilhas

Comentar

