Na mouche

Há alturas assim. A novidade da ausência de horários já passou, os longos dias em casa esgotaram as brincadeiras, os DVDs foram vistos e revistos, e as horas diárias em que o computador é permitido ainda não chegaram. É então que se ouve a frase (batida) “não sabemos o que fazer”. Há dias em que me salta a resposta “Pensem, há sempre coisas”, às vezes acompanhado de um desnecessário, “na tua idade nunca me aborrecia”, porque sei que, muitas vezes, é destes momentos de tédio que lhes surgem as melhores ideias.

Nesse dia, não. À mesa foram surgindo sugestões que o pai escrevinhou numa lista. Um deles foi atirar ao alvo, mas do alvo propriamente dito só sobravam os dardos; uma noite à chuva tinha ditado a sua morte precoce. E porque não fazerem um novo?

No início, a ideia foi acolhida com alguma resistência, mas em breve estavam os dois envolvidos na tarefa. Contra o que é costume, declinaram a ajuda do pai, que se ofereceu para cortar um pedaço de roofmate (restos da construção da casa) à medida. Lembraram-se de que sabiam onde havia pedaços pequenos e que os poderiam colar.

Embrenhados noutras tarefas, desaparecemos. A dois, com ideias de um e de outro, o alvo foi tomando forma. A minha colaboração só foi necessária para cortar com x-acto um pedaço de cartão, mas logo fui dispensada, sobretudo depois de perguntar porque não faziam o alvo redondo, como é habitual. Uma pergunta de adulto, claro.

A verdade é que as ideias “fora do quadrado” também funcionam bem, e o alvo (retangular) tem dado para muitas horas de diversão. Quanto a mim, estou muito orgulhosa, porque além do robusto resultado, e de os ver a levarem uma tarefa até ao fim sem qualquer discussão, consegui a melhor pontuação da família, até agora.

E agora vou lá para fora treinar, antes que eles me tentem superar.

Comentar

