Roupa de rascunho

A expressão foi inventada pela M., numa manhã em que me perguntou se vestia as “calças de rascunho”. A partir daí estendeu-se para toda a roupa usada em casa: peças um número abaixo (e como eles crescem depressa!), t-shirts manchadas, calças de treino já gastas. Enfim, uma grande lista de coisas que já não servem para sair, mas dão perfeitamente para andar por casa, pelo jardim ou para visitar amigas, com quem passam a tarde à volta dos cães e das ovelhas, e a apanhar ovos das galinhas como se fosse uma caça ao tesouro.

1_primavera

Escusado será dizer que é com a roupa de rascunho que eles são mais felizes. Sem cuidados, correm, saltam, brincam com o cão, rebolam nos prados, rasgam, sujam, encharcam-se com a mangueira, colam folhas, fazem pinturas com materiais naturais – o que lhes apetecer. Às vezes, isso é um drama para que nos visita e vê os seus filhos acompanhar os nossos que, nessas alturas, gostam de mostrar como se desliza tão bem num barranco de terra das redondezas. Saem de lá com os fundilhos das calças da cor do barro, as mãos castanhas e um ar de quem acha sempre que pode escapar ao duche.

Outra vantagem da roupa de rascunho é que se lava, seca e arruma. Não vai para o monte de passar a ferro, porque não tem dessas cerimónias de andar direitinha, sem vincos. São trajes económicos: poupam tempo, trabalho e eletricidade, coisas nada desprezíveis.

4_ovelha

Quando se acaba o seu tempo, normalmente porque deixa de servir, a roupa tem outros destinos. Se conseguir sobreviver sem danos de maior (às vezes acontece) é separada para dar. Outras vezes ganha vida cá em casa de outras formas: panos do pó, fatos de Carnaval, trapos para limpar os pincéis nas aulas de EV, disfarces vários e até archotes. O limite, como sempre, é a imaginação.

4_BolaSabao

Advertisements

One thought on “Roupa de rascunho

  1. Pingback: Um cesto com calças | Gastar metade Viver o dobro

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s