Carnaval em Trás-os-Montes

Soube que o meu filho estava integrado quando, poucos meses depois de nos termos mudado, me pediu um fato de careto, para usar no Carnaval.
Caretos são figuras presentes em muitas das festas de inverno do nordeste transmontano, onde se evocam os antigos rituais de iniciação que marcavam a passagem da adolescência à maturidade. Metade vilões de ar diabólico, metade super-heróis de energia inesgotável, usam máscaras, trajes coloridos e chocalhos à cintura.

Nos desfiles escolares da região suplantam em número os piratas, homens-aranha e outros disfarces que normalmente se inspiram no sucesso televisivo do momento. Mas se estes são fáceis de comprar em qualquer supermercado, onde iria eu arranjar um fato de careto? Não é propriamente coisa que se arranje numa loja de chineses.
Não tive alternativa senão meter mãos à obra. Umas calças de fato de treino curtas e uma velha camisola de capuz serviram de base. T-shirts antigas e outros trapos foram cosidos à mão em camadas sobrepostas, que depois cortava para ficar com ar esfarrapado. Foram muitas noites passadas à volta do fato que ia ficando cada vez mais pesado (e quente, ideal para desfilar nestas temperaturas).
A máscara foi feita pelo pai, com cartão e recortes de revistas.

O sucesso foi tal que ano seguinte a M. pediu um fato semelhante para ela. Desta vez foi muito mais fácil e até a máscara, de cartão também, ficou com um ar mais infernal. Este ano, ainda nenhum deles escolheu a fantasia. Se optarem por repetir o look, bastará acrescentar mais uma camada de tecido na manga ou na perna das calças. Até lá, trazem cor e alegria às paredes de casa.

Advertisements

3 thoughts on “Carnaval em Trás-os-Montes

  1. Pingback: Roupa de rascunho | Gastar metade Viver o dobro

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s